3052a25bdeb42a78d60df181f274d1b4fonte: FENAM

Presidentes das Federações Regionais estiveram reunidos, nesta quarta-feira (18), na sede da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), juntamente com o jurídico da entidade. Além de assuntos de interesse do movimento médico, o encontro teve como principal objetivo debater reformas no estatuto da FENAM e suas representações por região. A ideia é que seja estabelecida uma uniformização, a qual siga o direcionamento da entidade médica nacional, que representa os 53 sindicatos da categoria pelo Brasil.

Os principais pontos estudados foram: o papel dos diretores que passará a ser além de substituir, auxiliar o secretário nas suas atribuições; a definição de vacância de cargos e quórum nos fóruns deliberativos; o financiamento das regionais que deverá ser implementado pela FENAM; a destituição de membros da diretoria; a função do conselho de representantes; a eleição e o mandato da diretoria.

O presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, pautou a reunião e a parte inicial foi voltada para a avaliação da situação das regionais. São seis Federações Regionais: Centro Oeste/Tocantins, Nordeste, Norte, São Paulo, Sudeste e Sul. Os dirigentes sindicais Darley Rugeri falou pela Sul, José dos Santos Menezes pela Nordeste, Leonardo Mariano pela Centro Oeste/Tocantins e Jorge Darze pela Sudeste.

A “desestruturação” da Norte foi avaliada por todos e recebida a indicação de Mário Vianna, do Sindicato dos Médicos do Amazonas (SIMEAM), como secretário da região para reorganizar a federação local. Também estiveram presentes Mário Ferrari, Eglif Negreiros e o advogado da FENAM, Luiz Felipe Buaiz.

COMISSÕES

Foi discutida a importância de regulamentar as representações nas comissões da FENAM. A produção de relatórios com o que foi tratado nas reuniões e os encaminhamentos foram destacados como uma documentação de relevância para que os representantes da entidade apresentem sempre após os encontros. Para o advogado da FENAM, o processo deve fazer parte da regulamentação interna da entidade. Também ficou definida a renovação de membros nas Comissões para melhor representar a visão administrativa da atual gestão.

SEDE

Em último deliberativo, foi aprovado o valor de 300 mil para a construção da sede própria da FENAM em Brasília. Trataram da urgência da criação de uma conta para sinalizar que o sonho da casa dos médicos no coração do Brasil começa a se tornar realidade. O próximo passo será contratar um arquiteto para produção de projeto preliminar.

SECRETARIAS

Ficou definido que a secretaria de Previdência Social será incorporada à de Relações Trabalhistas e será criada a de Meio Ambiente.